fbpx

O que acontece quando alguém te faz um elogio?

Como você se sente ao receber algo? Já sentiu vergonha?

Ou alguém fez o elogio e você respondeu com: “Custou só 10 reais”, “Custou bem baratinho!”; “Ah, essa roupa é tão velha!”.

Muitas vezes, ao recebermos algo, seja elogio ou presente, nos sentimos impelidas a devolver. Talvez porque sentimos que estamos em débito, se não retribuirmos; ou talvez porque não nos sentimos merecedoras. Devolvemos o elogio em muitos momentos porque, às vezes, não damos conta de receber o que recebemos.

O ato de receber e sua relação com o feminino

É importante falarmos sobre como nós nos relacionamos com “o receber” e como nos relacionamos com o feminino. A mulher tem uma natureza muito receptiva. E isso não é ruim. É a nossa natureza. Quanto mais sabemos lidar com ela, mais fazemos as pazes com quem somos.

Muitas vezes queremos devolver o elogio ou o presente e não queremos nos sentir em débito com essa pessoa. Quando eu era menina, tinha uma prática lá em casa assim: se alguém te entregava um prato de bolo, você não podia devolver esse prato vazio. Era indelicado fazer isso. Por isso, você fazia outro bolo pra devolver com o prato. Isso pode ser uma prática gostosa desde que não seja um aprisionamento.

O fato é que receber é um atributo feminino e lidamos muito mal com o feminino de um modo geral. O sistema reprodutor feminino é receptivo, o elemento terra é receptivo, a mulher recebe a vida em seu ventre. Receber é muito feminino.

Quando aprendemos a receber, damos passos pra trabalhar o feminino em nós.

E como saber receber?

Quero trazer três sugestões para quem quer trabalhar a capacidade de receber, de se tornar alguém que recebe com gratidão.

1) Observe como você se sente quando recebe algo

É confortável ou desconfortável receber? É difícil ou gostoso? Tome consciência de como é pra você. Quando receber um presente, perceba o que sente: gratidão, vergonha, sensação de ter que devolver, de estar em débito com quem te presenteou?

2) Que tal só receber o elogio?

Da próxima vez que alguém te fizer um elogio ou uma gentileza, tente só receber. Se possível, nem agradeça. Se não for, diga somente “obrigada”, nada mais. E veja como se sente. É fácil? É confortável ou não? Como é só sorrir e receber?

3) Faça uma lista

Te convido a fazer uma lista de 10 coisas pelas quais você agradece por ter recebido – seja algo material ou não. Faça uma lista pelo o que você é grata em relação aos últimos meses. E observe como se sente diante de cada um desses itens.

Quando você recebeu, como se sentiu? Sente que precisa devolver? Você se sente merecedora desses 10 itens ou não? Isso pode contar bastante coisa sobre você.

Fluxo da abundância

Quando aprendemos a receber, podemos ser surpreendidas pela vida. Podemos nos abrir pra receber os recursos que precisamos pra termos uma vida mais próspera. Saber receber alimenta o fluxo da prosperidade e da abundância. A gratidão por receber é algo que nutre muito esse fluxo. Dizemos sim para um fluxo que nem imaginávamos que poderia chegar.

Quando aprendemos a receber, dizemos sim pra vida. Quanto mais aprendemos a receber, sabemos lidar com o feminino. E quanto mais sabemos, melhor vivemos: homens e mulheres.

A Vida gosta de quem sabe receber, de quem sente gratidão pelo que recebeu.
E tente presentear as pessoas quando sentir que realmente tem vontade de oferecer um mimo, um afago, uma expressão do seu afeto. Sem a necessidade da obrigação. Pode ser muito mais gostoso.

Eu desejo que você saiba receber bênçãos, elogios, presentes e prazeres.
O mundo fica mais bonito quando sabemos receber.

Que tal começar a praticar isso no seu dia a dia?

Assista ao vídeo que fiz sobre esse assunto:

E se pra você for muito difícil essa prática, estou disponível pra te apoiar num mergulho de investigação do Feminino. Todos os meus trabalhos têm o Feminino como pilar de sustentação. Se você sente que eu posso te apoiar, me escreve. Vou ficar muito feliz em trocar com você.

Leia também:
Como se conectar com o prazer?
Como usar os relacionamentos para o autoconhecimento?