fbpx

Você se considera uma mulher sexual?
Já sentiu medo ou receio de se parecer uma mulher sexual?
Como é pra você quando sua sexualidade é exposta?

Esse tema foi meu espaço de investigação por muito tempo porque sempre tive muito medo que a minha sexualidade fosse mostrada. E isso era algo que reprimia muito a minha expressão, a forma que eu me comunicava, caminhava, me vestia, e me relacionava com as pessoas. E muitas de nós sentimos muito medo que a nossa sexualidade seja vista, apareça.

Nós somos seres sexuais e temos, na nossa sociedade de hoje, a sexualidade como um grande tabu. Por isso, é natural que queiramos esconder, que ninguém perceba que somos mulheres sexuais. Eu sempre tive esse medo (durante muito tempo não sabia disso. Era algo inconsciente).

Isso porque as mensagens que recebi ao longo da minha vida me contavam que era perigoso ser uma mulher sexual. Primeiro tinha medo de ser percebida porque uma mulher sexual atrai olhares masculinos e isso nem sempre é seguro. Segundo porque mulheres sexuais são julgadas. Sexo e sexualidade são motivos de ofensa e exclusão.

Trabalhar esse tema é um caminho para viver a sexualidade de uma forma mais livre, leve e plena.

Como reconhecer que somos mulheres sexuais?

Quero deixar algumas sugestões para você trabalhar isso tudo.

1) Você se reconhece como uma mulher sexual?

O que é isso pra você? Quando você ouve essa provocação, como se sente? Você sabe o que é ser uma mulher sexual? Qual é a sua resposta para essa pergunta?

2) Observe e reconheça as mulheres sexuais

Observe as mulheres da sua vida, da sua rede, que estão ao seu redor e tente identificar a partir do seu sentir, quem você considera que é uma mulher sexual e por qual motivo? Quais características essas mulheres têm ou o que você sente diante delas pra considerá-las mulheres sexuais? Observe um pouco e veja o que isso te conta.

3) Visite suas histórias e memórias

Como as mulheres que compõem quem você é hoje – que te educaram e foram referência – como elas eram? Eram mulheres sexuais? Elas se permitiam se mostrar ao mundo de forma sexual? Visite as mulheres da sua vida. Isso conta muito sobre a forma que nós nos expressamos como mulheres no mundo.

Sugiro esse mergulho na história porque muitas vezes não temos ideia do motivo de nos expressarmos como nos expressamos. Te convido a visitar as mulheres da sua vida, que compuseram sua expressão e como isso conta quem você é como mulher.

Assista ao vídeo que fiz sobre o tema:

Jornada Vivendo nossa Sexualidade

Muitas das nossas dores em relação à nossa sexualidade existem porque tentamos excluí-la, mas isso não é possível.

Assumir que somos seres sexuais é um grande passo de cura. Faz parte da integração. Nós ganhamos força. Só podemos curar aquilo que é visto.

Trabalhamos muito para nos sentir seguras, para nos mostrarmos mulheres sexuais. Não para nos exibirmos, mas para podermos relaxar em sermos quem somos. Esse é um dos temas que vamos trabalhar na jornada Vivendo nossa Sexualidade, a partir do dia 19 de fevereiro. Se quiser saber mais, tem mais informações no site da Jornada.

Eu me emociono ao falar sobre isso porque parte da minha cura passa por investigar a minha sexualidade. É por isso que anfitrio espaços para olharmos nossa sexualidade de uma forma amorosa, gentil e acolhedora.

Se tiver alguma dúvida, ou quiser sugerir temas para novos textos, pode mandar por Instagram ou nos comentários.

Leia também:
Como você lida com a sua sensualidade?
Você sabe dizer não?